MENU
Trajetória de sucesso de André Roberto Braga (Professor Wolverine)
01/05/2023 11:54 em Cultura

André Roberto Braga (Professor Wolverine), nasceu em Itatiba, filho de pai paranaense e  mãe mato-grossense. Seu primeiro contato com a Capoeira foi na cidade de Hortolândia-SP, na casa dos seus avós, uma tia (irmã caçula de sua mãe) namorava um capoeirista. 

Iniciou na prática, formalmente como aluno matriculado, em 1996. Daí em diante seu tempo livre era todo dedicado a Capoeira. Viagens para, eventos, cursos, rodas, aulas com renomados capoeiristas para intercâmbio de conhecimentos, práticas que passaram a fazer parte de sua vida como necessidade.

Em 1999 começou a ensinar para sua primeira turma de alunos iniciantes. 

Fizemos uma entrevista com perguntas e resposta. Conheça mais sobre a trajetória do Professor Wolverine...

Breve resumo de sua trajetória: No ano 2000, com a graduação de Instrutor, passei a viver profissionalmente da Capoeira, ministrando aulas em, clubes, academias, escolas, centros comunitários e projetos sociais, na cidade de Itatiba. 

No ano de 2005 integrei o grupo "Capoeira Show S Dobrado", com inúmeras apresentações, gravações de DVDs, inclusive uma apresentação exclusiva para equipe da Ferrari no grande prêmio Brasil de Fórmula 1.

Em 2006 a convite de um empresário da Cidade do México-DF, me aventurei na carreira de artista internacional, com a proposta de eu, brasileiro, fazer acrobacias na abertura dos shows, acabei me tornando dançarino e "back vocal" nesse grupo, com ele mexicano como vocalista e mais dois integrantes, um venezuelano e um guatemalteco. Nos apresentamos em diversas cidades de diferentes estados mexicanos, também passamos duas semanas em algumas cidades de Guatemala. Com quatro meses e a obrigação de assinar contrato decidi não continuar no grupo. Na sequência fui contratado por outro empresário mexicano, de Villa Hermosa capital do estado de Tabasco, para integrar um grupo com outro brasileiro e mais três brasileiras. Passei o ano fazendo apresentações para milhares de pessoas em mais de treze estados mexicanos.

Em 2007, de volta ao Brasil, com meu Mestre de Itatiba se desligando de suas atividades na Capoeira, passei a integrar outro grupo, com o Mestre e a matriz em Santo André - SP. Fiquei o primeiro semestre em Poços de Caldas - MG, ensinando Capoeira e estudando no curso para Agente Social - Conselheiro Municipal, pela PUC - MG. No segundo semestre fui para Taiwan na Ásia, trabalhar num parque com setores temáticos, brinquedos de aventura, animais de zoológico e performances artísticas com as equipes, chinesa, russa e brasileira.

De volta ao Brasil comecei nos estudos sobre fotografia e dança de salão. 

No final do ano de 2010, fui para o Chile com a missão de adaptar novos integrantes ao sistema do grupo de Capoeira no Brasil.

Em 2011 voltei para Itatiba e estou no Brasil desde então. 

Seguindo com os trabalhos com a Capoeira.

No ano de 2018 iniciei um projeto social com o nome de "Capoeducere" num bairro populoso de Itatiba. 

Em 2019 comecei a Escola de Capoeira e Cultura Capoeducere, nome que está nos uniformes que eu e alunos(as), usamos.

Onde você encontra inspiração para o seu trabalho?: Encontro inspiração me mantendo em atividade, estudando, teoria, História, tanto as do passado quanto as mais recentes que estão se desenvolvendo, aperfeiçoando técnicas e treinando o corpo.

Eu me condiciono a estar sempre envolvido nas práticas, ter projetos em andamento, sonhos para realizar e creio que essa é minha maneira de me manter motivado. 

Quem são seus artistas favoritos, conhecidos ou não, explique o porquê?: Difícil citar referências, porque eu me inspiro muito em pessoas diferenciadas que fizeram as transformações históricas no passado.

São muitos os Mestres de Capoeira, Mulheres Matriarcas detentoras da cultura ancestral, filósofos, pensadores, cientistas, inventores, escritores(as), cantadores(as) da música popular afro-brasileira. 

Você possui uma segunda atividade vocacional? Se sim, conte mais sobre a função: Sim, a fotografia.

Eu registro eventos sociais e faço fotos temáticas atendendo a pedidos, com isso tive fotos publicadas em jornais, revistas e sites oficiais.

Em maio de 2022 fui registrado no Ministério da Econômia, no número 0093369/SP, como Jornalista, Repórter Fotográfico.

Em sua carreira, enfrentou dificuldades? Se sim, você as superou? Como?: Foram muitas as dificuldades nesses 27 anos.

Nos três anos mais recentes, creio que como a maioria que sobreviveu a pandemia. 

Eu estava com um encontro para graduações com data marcada quando o vírus chegou. Fiquei sem um espaço físico, me reunindo com alunos nos parques e em áreas abertas da cidade. 

Recentemente as chuvas castigaram a cidade, e o prédio onde eu estava ministrando as aulas foi condenado e estou novamente sem um espaço físico para reunir meus alunos.

Dificuldades são parte da vida e eu me adapto. 

Fale um pouco sobre você: Eu posso dizer que sou um ser humano abençoado. Tive a oportunidade de viver fora do Brasil por três vezes. Já estive em países das três Américas, na África e na Ásia. 

Por onde eu passo levo comigo o sorriso, a educação, a arte, e a cultura do nosso povo.

Quais são as suas ambições artísticas atualmente? O que podemos esperar ver de você no futuro?: Além de Professor de Capoeira e Fotógrafo, sou membro do Instituto Excelência Negra - IEN, que tem muito trabalho para realizar nos próximo meses. Também faço parte do Coletivo de Capoeiristas de Itatiba, estamos nos reunindo para melhorias na "Roda dos Amigos", que acontece desde 2019 na "Praça José Bonifácio" (terminal central), na manhã do penúltimo domingo de cada mês.

Pretendo levar a exposição "A Capoeira Brasileira" para mais cidades.

Tenho muitas atividades, artísticas e culturais, direcionadas as famílias de Itatiba ao longo desse ano.

Faço o convite a toda população para acompanhar através das redes sociais e poder se programar para participar. 

Contatos:

Perfil do instagram: @andrerobertobraga

Perfil ou página no facebook: Andre Braga

Meio de contato profissional: (11) 94198-6543 

Time Veruska Mara

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!